quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

SEVEN – OS 7 PECADOS CAPITAIS [SE7EN]

Quem me conhece sabe que filmes sobre serial killers simplesmente me fascinam. Perco horas lendo sobre o assunto, pesquisando na Internet, assistindo filmes, claro! E quem me apresentou a esse assunto foi meu irmão. E hoje, aniversário dele, resolvi homenageá-lo com este post, se é que se pode chamar isso de homenagem.

Seven foi o primeiro filme sobre serial killers que eu assisti na minha vida. E foi junto com meu irmão. Na época, eu era muito novinha, ficava com medo de tudo, inclusive das cenas de morte nesse filme. Depois de um tempo, assisti novamente, e novamente. E hoje, em se tratando de filmes de assassinato em série, este é um clássico.

Diferente dos filmes de psicopatas adolescentes que matam casais de namorados por ordem de cachê, Seven segue a outra linha de enredos de serial killers hollywoodianos. Estou falando daquela categoria igualmente clichê de filmes policiais onde o grande detetive tem de desvendar pistas obscuras para capturar o assassino antes que este faça outra vítima. Mas Seven se destaca entre seus “companheiros” de enredo com seu bom, sólido e, principalmente, perturbador roteiro.

Fugindo à regra de que todo grande policial precisa dar grandes “sacadas” para seguir a trilha do bandido, vemos em Seven policiais que, apesar de darem suas “sacadas”, realmente ficam perdidos e desorientados ao enfrentar um assassino metódico e muito, muito cruel.

A história se passa em Los Angeles, onde o detetive Somerset (interpretado pelo veterano
Morgan Freeman) está a uma semana de se aposentar e, em sua última investigação, ajuda o detetive Mills (Brad Pitt), novato na cidade, a se familiarizar. Mills acabou de chegar com sua mulher (interpretada por Gwyneth Paltrow) à Los Angeles, após trabalhar alguns anos no interior.

Juntos, Mills e Somerset vão
investigar uma desagradável cena de crime onde um homem imensamente gordo foi amarrado e, aparentemente, obrigado a comer até a morte. Atrás da geladeira eles encontram, escrita em gordura, a palavra “GULA”. Pouco tempo depois um famoso advogado da cidade é violentamente assassinado, e a palavra “COBIÇA” está pintada na parede, com seu próprio sangue.

Somerset, após anos de experiência, percebe que se trata de um assassino serial que estaria matando pessoas de acordo com os sete pecados capitais: gula, cobiça, preguiça, luxúria, vaidade, inveja e ira.

A perseguição então se torna uma “visita” a mente de um psicopata e aos mais profundos esconderijos da maldade humana, em uma seqüência de crimes extremamente perturbadora e chocante, que deixou muita gente sem dormir depois do filme, inclusive eu.

O toque final nessa obra de
arte é por conta de Kevin Spacey, que nos dá uma aula de interpretação fazendo o papel do assassino, John Doe (curiosidade: John Doe é um nome usado no jargão policial para identificar um desconhecido, um “Zé Ninguém”). A cara de indiferença do ator caiu como uma luva no papel do frio psicopata.
”Seven” é com certeza um filme de peso. Ele é bem reflexivo e angustiante. Toca em assuntos pesados, faz o espectador pensar em coisas que, só de lembrar, deixam-no arrepiado.

O enfoque psicológico do filme foi feito sob medida para deixar todo mundo deprimido, achando que o mundo é um lugar horrível de se viver. Tudo isso é graças à David Fincher, diretor dos também bem sucedidos “Clube da Luta” e “Quarto do Pânico” (que ficam para outra ocasião), que sabe como criar um filme pesado, um cenário deprimente e sujo, enfim, tudo que se precisa quando se quer falar do bestialismo da natureza humana.

Uma curiosidade: o número 7 aparece em diversos momentos ao longo do filme. O detetive Somerset é convidado para jantar às 7 p.m., o clímax de Seven deveria ocorrer às 7 p.m. e todos os prédios que aparecem na cena de abertura começam com o número 7.

2 comentários:

Diavibelon disse...

Nossa Érika!
Parabéns pelo blog!!
Muito bom!
E já tem muito material!!!
Q legal.
mais um blog pra mim acessar
rsrsrs
bjos
té mais.

Flavio Quintanilha disse...

Eeeeeee!
Parabéns Erika!
Que moral hein?
já to nos links! hehehe
Vc já tá nos meus tb.
Mas eu vou ser demitido....
Se eu parar pra ler tudo isso de uma vez eu tomo as contas... hahahaha
To lendo aos poucos...
Mas to adorando! Excelente conteúdo!
Parabéns!