quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ace Ventura - Detetive de animais [Ace Ventura - Pet detective]

No tempo ocioso que me resta, eu gosto de ficar “navegando” nos canais de televisão à procura de algo interessante.. aliás, coisa difícil nos últimos tempos, exceto pelos filmes. E hoje foi uma tarde dessas. Até que me deparei com a chamada da Sessão da Tarde, na Globo, anunciando essa deliciosa comédia de Tom Shadyac.

O primeiro de dois filmes é de 1994 e conta com a participação de atores como Dan Marino (interpretando ele mesmo), Sean Young (de Blade Runner) e Courtney Cox (a repórter Gale do filme Pânico), além, é claro, de Jim Carrey, que dispensa maiores apresentações.

Carrey interpreta um detetive lunático especializado em animais: se você quer encontrar seu passarinho fugitivo ou cachorro com pedigree que foi seqüestrado, este é o homem.Quando uin golfinho, mascote do time de futebol americano Miami Dolphins, é roubado logo antes da final do campeonato, Ace Ventura é chamado para solucionar o desaparecimento.


Logo em seguida, o craque do time, Dan Marino, considerado um dos maiores quarterbacks de todos os tempos também desaparece. Ace Ventura logo avisa que não investiga pessoas e deixa o assunto para a polícia.Mas quem iria querer roubar um golfinho, e para quê? Num crime tão pouco usual, de nada adiantaria um detetive normal. Por isso, ninguém mais apropriado que Ace para tratar desse caso.

Para ser um detetive de animais de estimação, é preciso entender tanto de criminosos quanto de animais. Ace Ventura vai além: ele se comporta como um animal criminoso. Seu apartamento lembra um mini zoológico, com um gambá no cesto, uma lontra no vaso sanitário e dois pingüins (de verdade) na geladeira, além de esquilos, lagartos, guaxinins e outros animais.

O destaque do filme, claro, é o humor físico do iniquieto e incansável Carrey, que usa e abusa do nonsense. No melhor estilo clown, ele demonstra preparo físico e muita flexibilidade farejando a pista do golfinho às vezes, literalmente.

Carrey parece feito de borracha, e é divertido esperar para ver o que ele vai fazer com o próprio corpo a comparação com o comediante Jeny Lewis é inevitável.Alguns jogadores do time de futebol profissional também têm participação especial no filme, inclusive o astro Dan Marino.

Durante suas investigações pouco ortodoxas, ele conquista a bela diretora de Marketing do Dolphins, Melissa Robinson (Courtney Cox, da série Pânico), que enxerga uma insuspeitada beleza interior sob aquela estranha superficie, de penteado lembrando um Elvis exagerado, roupas cafonas e comportamento para lá de inapropriado.Observando o comunicar se com seu próprio cachorro, Melissa fica tocada com a sensibilidade de Ace. "Você ama os animais, não é mesmo?", pergunta. "Se esfriar o suficiente...", rebate o irreverente investigador.

Entendido por alguns como uma sátira aos filmes de investigadores particulares, o filme conta com algumas curiosidades, como:
O nome da clínica mental que aparece no filme, "Shady Acres Mental Hospital", é uma referência ao nome do diretor Tom Shadyac.
Em determinada cena, aparece em cima da mesa da Tenente Einhorn (
Sean Young) uma anotação com a data 17 de janeiro. Esse é o dia do aniversário de Jim Carrey.
Foi idéia do próprio Jim Carrey colocar a turma do Cannibal Corpse no filme, porque esta é a banda predileta do ator. A música que eles tocam, "Hammer Smashed Face", faz parte do terceiro álbum da banda, chamado "Tomb of the Mutilated".

Quanto à trilha sonora, o filme não deixa a desejar. Conta com “Line Up” do Aerosmith, Missão Impossível (clássicaaa!) e “The Lion Sleeps Tonight” (quem não lembra dessa musiquinha em O Rei Leão?).

No MTV Movie Awards, Jim Carrey foi indicado na categoria ‘melhor comediante’

Uma feliz coincidência: nos EUA o filme teve sua estréia no dia 04 de fevereiro de 1994. Meu aniversário!!!!

Nenhum comentário: