segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Nova Onda do Imperador [Emperor´s New Groove]

Domingo, finalzinho de noite, sem muita coisa pra fazer e muito cansada, chamei meu amor pra assistir um filminho em casa, com direito a pipoca e coca-cola. Achei esse lá no fundinho da estante, escondido e não tive dúvidas: é esse que vamos assistir!

A Disney que (na época do lançamento desse filme - 2000) não vinha produzindo muitos filmes épicos de desenho animado, trouxe um filme que põe de lado todos aqueles traços realistas dos personagens e aquela multidão de efeitos especiais (será que é isso que chamam de 'magia Disney'?).

A história tem três personagens: Kuzco (na voz de Selton Mello), um imperador cruel que não tem o mínimo de piedade com seus empregados e com seu povo (ainda que não por maldade, mas por descaso); Yzma (na voz de Marieta Severo), a típica vilã Disney: exagerada, velha e cheia de maldades, com um capanga que faz tudo por ela; e finalmente Pacha, o camponês que vê sua aldeia, sua casa e sua gente ameaçada por um capricho do imperador.

Resumindo: o imperador Kuzco quer dar de presente a si mesmo um spa de férias e quer construí-lo no alto morro, onde fica a casa de Pacha. Enquanto isso, Yzma arquiteta um plano para destronar o imperador e assumir seu lugar. Porém, seu plano dá errado e ela transforma Kuzco em uma lhama e este acaba indo parar na casa de Pacha.

Agora o imperador Kuzco depende de Pacha para retornar ao seu palácio e ao poder, mas este só quer ajudar caso tenha garantias que não vá ter a sua casa demolida. Não querendo ceder no início, Pacha e a lhama Kuzco vão criando um laço forte de amizade à medida que enfrentam os perigos do retorno ao palácio.

A Nova Onda do Imperador é um filme com traços simples e personagens que são verdadeiras caricaturas de seus dubladores (David Spade - Kuzco, John Goodman - Pacha e Eartha Kitt - Yzma). As paisagens são bastante colorida e os diálogos e situações são engraçadíssimas. A trilha sonora é ótima e a dublagem convincente.Mesmo não sendo um daqueles filmes inesquecíveis, como O Rei Leão, é um dos mais divertidos da Disney.

Uma curiosidade: na versão dublada, as canções de A Nova Onda do Imperador foram cantadas por Ed Motta. Esta é a terceira vez que o cantor brasileiro participa de um desenho da Disney. As anteriores foram em Tarzan e O Corcunda de Notre Dame.

Nenhum comentário: