terça-feira, 4 de março de 2008

Todo-Poderoso [Bruce Almighty]

O que você faria se pudesse ser Deus por uma semana???

Apesar de já ter assistido a esse filme, fiquei com vontade de sentar no sofá, com uns chocolatinhos e uma coca bem geladinha e curtir a Sessão da Tarde. Duro ser gente grande (metáfora, minha gente!) e ter que trabalhar. Mas, falando de filme...

Em Todo Poderoso, Jim Carrey interpreta o papel de Bruce Nolan, um repórter televisivo conhecido por suas matérias onde o mesmo se esforça e, como seu chefe diria: “possui o dom de fazer as pessoas rirem”.

Entretanto, Nolan não se sente profissionalmente realizado e quer ser o chamado âncora de seu canal. Âncora vem a ser um famoso apresentador de telejornal local, visto com certo prestígio por parte de seu grupo e da própria sociedade (Fátima Bernardes, William Bonner e por aí vai..).

Contudo, Bruce tem um rival muito talentoso em seu caminho que sempre dá um jeito de ficar com as melhores reportagens e Bruce, por sua vez, acaba ficando com as menores e sem tanta importância, o que dificulta sua promoção para “âncora” em seu trabalho.

Sem nenhuma pessoa específica pra chamar de culpado, o pobre Bruce decide atacar Deus. Mas o Todo Poderoso decide atendê-lo e o convida para uma “reunião”, onde passa a ele todos os seus poderes. Com isso, o fracassado jornalista tenta recuperar seu trabalho, sua namorada, e sua dignidade.

As melhores piadas do filme ocorrem durante o "reconhecimento" das novas possibilidades, como toda a seqüência dentro da lanchonete. A partir daí, Bruce usa e abusa da situação em proveito próprio e para castigar os seus rivais.

Algumas tiradas de Todo Poderoso são realmente inspiradas, como os furos jornalísticos do repórter sabe-tudo. Mas, assim como os poderes de Bruce uma hora acabam, também as piadas se transformam, na metade do filme, em um sermão. Na marra, o protagonista aprende a ouvir as rezas e os pedidos do resto do mundo, a usar os poderes para o bem comum - e a reconquistar o coração da amada perdida.

O filme recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Comediante (Jim Carrey) e Melhor Beijo (Jim Carrey e Jennifer Aniston).

Curiosidade¹: o ator Robert De Niro chegou a ser sondado para interpretar Deus em Todo Poderoso.
Curiosidade²: foi o filme mais visto no Brasil em 2003, tendo levado 5.453.916 pessoas aos cinemas.

Um comentário:

Diavibelon disse...

Pois é
Esse filme tem umas sacadas muito interessantes, mas acho q da metade em diante ele começa a perder o ritmo, sei lá, fica meio óbvio.
Não gostei muito não.
rsrsrs